O centro de Interpretação Ambiental foi um projeto desenvolvido em uma localidade rural da Linha Ávila Alta, em Gramado – Serra Gaúcha. O Centro foi proposto para atender um programa que envolvia a configuração de um local para estudos ambientais, laboratório da paisagem e interpretação da natureza.
O objetivo do projeto arquitetônico desenvolvido para este espaço foi propiciar um ambiente ativo de criação e inovação salientando os princípios e técnicas que visam estimular as pessoas para o entendimento do ambiente pela experiência no contato direto com o lugar.
Junto a este espaço, o projeto prevê unidades de hospedagem e alojamento, espaço gastronômico, atividades na natureza e áreas de convívio e contemplação da paisagem.
Além de ser um projeto arquitetônico proposto com técnicas e sistemas ambientalmente sustentáveis, o Centro de Interpretação da Paisagem, também foi planejado para criar um ambiente que abrigasse uma incubadora de projetos.
Nossa missão, através deste projeto arquitetônico, é propiciar oportunidades para fomentar uma sociedade humana e sustentável através da busca pelo conhecimento sobre o nosso ambiente. O Centro de Interpretação Ambiental é pensado para ser um lugar onde pessoas, parceiros e meio ambiente se unem para criar conhecimento estratégico com o propósito de desenvolver novos projetos integrais.
Sob as premissas Ambientais, Sociais e Econômicas, o centro tem capacidade para que nele ocorram pesquisas, cursos, oficinas, seminários, palestras, workshops e treinamentos para promover novos projetos sustentáveis. Visa ser referência, desde sua arquitetura, de um processo colaborativo multidisciplinar que busca compreender os problemas e suas soluções com compromisso e responsabilidade social.
Por fim, acreditamos, ao desenvolver este projeto arquitetônico, que é possível instituir a criação de um mundo onde o bem-estar ambiental seja uma conduta e as pessoas possam viver em harmonia com a natureza. A arquitetura e o urbanismo como atores deste caminho.
FICHA TÉCNICA:
Autor do Projeto Arquitetônico: MR arquitetura da paisagem
Marcio O. Ribas – arquiteto e urbanista
Local: Linha Ávila – Gramado, Serra Gaúcha
Tamanho do Terreno: 3 Há
Tamanho da Projeto: 880,00m²
Ano- Julho/2018