A Primeira Versão do projeto do Gramado Termas Resort, projetado pela MR Arquitetura da paisagem em parceria com o arquiteto Rodrigo Parissenti e a arquiteta Samia Romanini, teve um propósito de buscar equilíbrio e sensibilidade em meio ao ambiente cercado por vales e montanhas que a Serra Gaúcha possui.
Quanto a estética, as conexões entre arquitetura e a paisagem deram o tom na geração da forma do objeto arquitetônico, onde o espaço público e privado se mesclavam de acordo com a cultura da Serra Gaúcha e os interesses arquétipos da sociedade Gramadense.
De fato, o projeto foi pensado em manter, cuidar e valorizar a paisagem local dentro de uma escala adequada para Gramado.
Quanto as premissas, no seu momento de concepção, sugeriam-se: ciclovias, proteção e captação de energia solar, coleta pluvial para reuso, ventilação solar, materiais de boa durabilidade, baixo consumo, reciclagem, tecnologias alternativas e de vanguarda, uso de materiais de baixo impacto e a valorização da fauna e flora local promovendo a biodiversidade e recuperação dos recursos hídricos. Muitas das premissas se mantiveram até a sua operação na versão final executada.
FICHA TÉCNICA:
Local: Gramado, RS
Ano: 2015
Área projetada: 20.000m²
Total de UHs projetadas: 256
Cliente: Gramado Termas Park
Equipe Técnica:
Arquiteto e Urbanista Marcio Ribas
Arquiteto Rodrigo Parissenti
Arquiteta Samia Romanini
Coordenador e analista de projetos Luiz Marcos Borghetti