Em 2018 a MR arquitetura da paisagem conceituou um novo destino turístico para a Família Tomasini. O Parque Tomasini passaria a ter múltiplos usos e atividades que seriam implementadas dentro de uma agenda de médio a longo prazo. Localizado no Bairro Carazal a ideia do Masterplan era promover os seguintes equipamentos: Parque, Centro de Eventos, Hospitalidade, Entretenimento, Gastronomia, Arte e Cultura entre vários outros usos.
Um parque aberto ao público contemplativo, experiencial e que resgataria a cultura rural da localidade trazendo a comunidade local para prestigiar e também podendo trazer novas formas de gerar relações de negócios fortalecendo a economia circular.
Para o Centro de eventos o intuito era fomentar arte, cultura, turismo de negócios com Congressos, Simpósios, Seminários, Fóruns, Convenções, Eventos corporativos, Feiras Rurais (produtores rurais), feiras Comerciais, Festivais, Escola de Arte, Música e Dança, entre outros equipamentos.
Para a Hospitalidade está proposto duas tipologias hoteleiras:
– Hotel Design com 50 a 70 Unidades de Hospedagens com infra exclusiva e com vista para o vale da Tapera Italiana. Suas referências arquitetônicas resgatariam a cultura da colonização italiana com toda a utilização vernacular possível para valorizar a arquitetura com as suas materialidades e a arte nos detalhes.
– Hotel Turístico e Familiar com aproximadamente 150 UHs com toda a infra de lazer compartilhada entre os hospedes.
Um parque, um espaço público que traz a escala humana para dentro do ambiente natural e onde o ambiente construído deverá respeitar integralmente a natureza ou paisagem consolidada.
Algumas das nossas premissas conceituais para este projeto:
· SISTEMAS ANALÓGICOS: Menor dependência de sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos que consumam energia;
· ENERGIA SOLAR: Uso de energias solares para geração de ativos energéticos;
USO DA ÁGUA: A economia, o reuso e o tratamento do esgoto consciente;
· SISTEMAS VERDES: Conceitos racionais eco-energéticos;
·
· ENVOLTÓRIA: Utilização de membranas verticais e coberturas verdes como isolantes térmicos, acústicos, estéticos e diminuidores de impactos visuais;
· ESPAÇO RURAL: Aproximação do turista ativando a economia local e valorização do meio ambiente;
· ESPAÇO PÚBLICO: Proporcionar qualidade de vida, cidadania e um modelo de patrimônio cultural para a região.
· ESPAÇO CULTURAL: Espaço destinado à apresentação de manifestações culturais das mais diversas modalidades, aproximando a comunidade, escolas e visitantes em geral
· INCLUSÃO SOCIAL: Proporcionará um conjunto de meios e ações que combatam a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.
· CONTRUÇÃO VERDES: Utilização de materiais de construção industriais com baixo impacto energético na sua produção e no seu transporte. Preocupação no descarte de resíduos sólidos gerados durante a obra e durante a operação.
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2018 (projeto)
Projeto de Consultoria Conceitual (Diagnóstico e Prognóstico)
EQUIPE:
MR arquitetura da paisagem
Marcio Ribas | arquiteto e urbanista | autor do projeto
Renato A. B. Júnior | arquiteto e urbanista | autor do projeto
Ana C. Zago | Zago Consultoria | análise ambiental
CLIENTE:
PARQUE TOMASINI
Larry Tomasini
Beto Tomasini